4 de dezembro de 2012

BOLO DE AMEIXA

O frio está a fazer muito bem o seu trabalho !

Envia-me sinais de que é o forno o meu maior aliado, aquele que me chama para me segredar quantas iguarias me pode ajudar a realizar, assim eu entre em acordo com ele e façamos parceria !

Nâo foi necessário um almoço de negócios para que assinássemos um contrato e aceitei o desafio uma vez mais, pois que ele tem sido nos últimos dias o meu fiel sócio !

Um Bolo de Ameixa que se revelou surpreendente pela sua cremosidade e pelo contraste de Sabores, já que as ameixas não estavam bem maduras ainda...

Após várias pesquisas, acabei por retirar idéias diversas e compôr um à experiência, que resultou em pleno.
Cada vez mais, já o tinha referido no meu outro espaço, o Blog do Chocolate, eu gosto de bolos com fruta fresca na sua composição.


Confiram e, se experimentarem, digam-me se vale ou não a pena ! :)


Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 150 gr de açúcar amarelo
  • 50 ml. de óleo vegetal
  • 1 iogurte grego natural
  • 100 gr. de farinha
  • 50 gr. de farinha Maizena (amido de milho)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal fino
  • raspas de 1 limão
  • 6 ameixas descaroçadas e cortadas aos quartos
  • açúcar em pó para polvilhar



Preparação:



Ligue o forno a 180 º C.


Unte com margarina e enfarinhe uma forma de bolo inglês, ou escolha outra forma a seu gosto.

Bata os ovos com o açúcar durante alguns minutos, junte o óleo, a raspa de limão, o iogurte e envolva bem.

Junte as farinhas, o sal e o fermento e volte a mexer bem até conseguir um preparado bem homogéneo.

Coloque a massa na forma e distribua por toda ela as ameixas já cortadas e descaroçadas.

Leve ao forno por cerca de 40 minutos e vá vigiando até se dar conta de que a massa esteja cozida. 

Polvilhe com açúcar em pó e sirva !




















94 comentários:

  1. Isabelinha, tu tens um dom!!
    Que bolinho espetacular, ficou tão lindo com um efeito tão fabuloso com as ameixas entrelaçadas na massa a tingi-la de sabor e cor!!
    E a textura parece-me maravilhosa!
    Adorei!!
    Beijinho grande e boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, tu és uma querida !
      Obrigada pelo teu carinho ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. oi Isabel,que delicia de bolo adoro bolo com frutas,estou levando essa receita bjs Rosinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosinha, obrigada pela visita e pelo carinho !

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Isabel,
    o quanto eu adoro ameixas... adorei este teu bolinho, quase lhe sinto o perfume :)
    um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom e húmido, Margarida ! :)

      Obrigada e beijnhos

      Eliminar
  4. Olá Isabel.

    Tudo o que sai da sua imaginação, e das suas mãos sai lindo e perfeito.
    Assim é a prova de mais este delicioso bolo, que tem uma cor maravilhosa.
    Gosto muito.
    Não me canso de visitar as suas receitas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maria é generosa em carinho e fico-lhe grata por isso !

      Muito obrigada, venha sempre ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Isabel gosto muito do seu blog tem receitas fantasticas, o que ficaria triste de o perder, mas tenho uma regra não sei se a Isabel leu, quando seguiu meu blog, se passar por lá agradecia que lesse e depois faça o que achar melhor.
    Bjinhos e um Natal muito feliz.
    António.

    ResponderEliminar
  6. Adoro ameixas e estou aqui babando a olhar as fotos,o que eu não daria por uma fatia...........
    Esta com um interior mesmo ao meu gosto.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu pudesse dava-te, São ! :)
      Obrigada pelo carinho !

      Beijinhos

      Eliminar
  7. OLá Isabel

    Acabei mesmo agora de almoçar e uma fatia desse bolinho vinha mesmo a calhar, até fiquei com água na boca, deve ser delicioso mesmo.

    Beijinhos
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lena, também foi supreendentemente delicioso para mim ! :)

      Obrigada, amiga !

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Bom dia Amiga Isabel,
    Já fiz o bolo de ameixa e ainda não postei, só hoje reparei, este ficou perfeito, lindas cores, úmido, simplesmente delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Vânia,

      Fico à espera para ver o seu ! :)

      Obrigada pelo seu sempre presente carinho ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. que aspecto delicioso...estou-me a babar!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Mas que maravilha...até me salivei agora... :)

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Vou relevar-te um segredo... sou louca por ameixas!!!
    Esse bolo deixou-me a salivar, que cores lindas :)

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que não é uma fruta que aprecie por aí além ?
      Mas assim, nos bolos, teve a minha total aprovação !

      Obrigada, amiguita ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá Isabel,

    O teu bolinho ficou DI-VI-NO. Simplesmente delicioso, guloso, apetitoso... Adorei o uso das ameixas, ficaram lindas na massa. Sem dúvida que vou levar.

    Bjnhos e uma semana fantástica.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela,

      Que bom que gostaste, eu adorei fazer e provar este bolo também, recomendo vivamente ! :-)

      Beijinhos e obrigada :-)

      Eliminar
  13. Olá, Isabel!
    Hum... Um bolo lindo, apetitoso e deve ter ficado uma maravilha. Eu também gosto de colocar fruta em vários pratos, quer doces, quer salgados, mas este bolo ficou com um aspecto mesmo tentador.... Vou tomar a liberdade de levar uma fatiazita para o lanche!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula :)

      Leva as fatias que te apetecer, amiga, é um prazer !
      Obrigada pelo teu carinho !

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Isabel,
    este bolo está com um ar delicioso! adorei as cores:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. EU quero um pedaço Isabel... está simplesmente maravilhoso
    Ontem me arrisquei em pão salgado tb... a semana q vem estará no blog na nossa BC... rsrs
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu pudesse, Aninha, se eu pudesse...

      Ah, vou querer ver isso sim ! :)
      Fiquei muito curiosa, amiga !

      Beijinhos

      Eliminar
  16. Olá Isabel!
    Eu ainda não experimentei bolo de ameixa, o seu ficou lindo e o contraste de cores está maravilhoso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  17. Amiga Isabel.
    Também adoro bolo com frutas frescas. Acho a textura de bolo com frutas surpreendente, macia, umida uma delicia.
    E ai está você que não me deixa mentir com essa maravilha de bolo. Muito lindo, será feito brevemente por mim, pois por aquí está no tempo das ameixas.
    Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho exactamente a sua opinião, Gina querida, se fizer vai adorar, vai ver !

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Tambem gosto muito de fruta nos bolos. Dá-lhes um sabor único e bem especial.
    Este ficou lindo.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosário,

      Concordo plenamente contigo ! ;-)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  19. Minha amiga Isabel,
    o frio apressou-se a chegar e a deixar-nos com apetites mais gulosos!
    Eu não sei se é do cansaço se do frio, ando gulosa, e só em apetece ligar o forno ou o fogão a lenha e cozer bolos, pães e biscoitos. também te acontece? :)
    E sabe tão bem um bolo com frutas, adoro. Este está fabuloso com as ameixas que dão aquele azedinho em contraste com a massa fofa e doce do bolo, adorei a foto do corte da fatia. Sorri para mim :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, minha querida, também me acontece que com este frio só apetece forninho quente ! :)

      Obrigada pelo carinho que sempre me dispendes nos meus dois espaços, amiga !

      Beijinho grande

      Eliminar
  20. Que delicioso, que aspeto fantástico. A minha filha é doidinha por ameixas e se lhe mostro este lindo bolinho já sei que não me vai largar :)
    Vi-o agora no face :)
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu carinho, Isabel, se o fizeres depois diz o que achou a tua filhota ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Isabel
      Já te mandei uma sms para o face do blog do chocolate.
      Bjns

      Eliminar
  21. Que bolinho gostoso e que blog delicia...adorei!!!
    Vim te conhecer e te convidar para participar do meu blog e do primeiro sorteio que vai acontecer esse mes,se gostar e puder,passa la!!!

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/2012/12/primeiro-sorteio-do-blognao-fique-fora.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário, Sharon,, visitá-la-ei sim ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  22. adoro esse fruto esse bolo esta aiai se te pego como-te logo hehe esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  23. Adoro bolos com fruta e com ameixas é dos que gosto mais.. fica com um sabor inconfundível :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Belzita, adoro bolo com frutas frescas também, ja fiz um bolo com ameixas frescas e ficou delicioso, o azedinho da fruta com o doce do bolo é algo assim demais de bom rsrs. Ficou lindo seu bolo, e com iogurte com certeza além de delicioso, ficou muito macio. Lindo, manda-me um pedacinho please!!!! rsrs
    Bjinhos doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, é tão bom não é ? :)
      Ai se eu pudesse !!!

      Muito obrigada pelo colinho que sempre me dá, gosto tanto !

      Um grande BEIJO para Si !

      Eliminar
  25. Querida amiga: gosto muito de ameixas e misturá-las num bolo só pode resultar numa delícia,como se pode,aliás,comprovar por estas magníficas fotos. Ainda não parei, para cima e para baixo para poder admirar,de todos os ângulos, cada pedacinho deste maravilhoso bolo.Está fabuloso!!!
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda,

      Ficou tão bom, sei que sou suspeita mas fiquei também admirada com o bolinho !

      Eh eh eh... ainda me fizeste rir, fiquei aqui a imaginar-te a olhar para cima e para baixo, tipo desenho animado... (não me leves a mal, estou a brincar ) !!

      Beijinho grande

      Eliminar
  26. Olha que bolo tao original! E ver de dentro fica delicioso!!

    ResponderEliminar
  27. Nunca experimentei mas não tem nada mau aspecto, muito pelo contrário!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já sabes, Ana, mãos á obra ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  28. Isabel minha linda que coisa mais maravilhosa de se olhar..
    Hummmm mil vezes Hummm pela carinha não sobrou nem migalhinhas né?
    Adorei..
    Gente que coisa mais apetitosa.. menina você tem mãos de fada na cozinha em? Adoro suas delicinhas..
    Um beijo mais que carinhoso e um dia lindo viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, minha amiga ! :)

      Pois, digamos que agora já não há não, até porque só faço meia-receita ! .)

      Obrigada pelo seu carinho, querida, você é generosa nos elogios !

      Beijinhos

      Eliminar
  29. Isabel, que lindo ficou o teu bolo!!! Não te estava a associar ao outro blog ;)
    Beijinhos, boa quarta!
    Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madalena,

      Obrigada pelo teu carinho e obrigada por teres vindo aqui ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  30. oLÁ amiga!
    Esse é um dos meus frutos favoritos. Nunca fiz nenhum bolinho com ele mas deixas te me tentada, ficou com um aspecto .... Olha tarde, um cházinho, uma fatia dessa maravilha e conversa de mulheres :D
    Maravilhoso!!
    Beijinho Grande
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, gostei das sugestões: cházinho, bolinho e conversa de mulheres... eh eh eh
      Seria lindo ! :)

      Obrigada pelo carinho !

      Beijinhos

      Eliminar
  31. Oi amiga querida, obrigada pelo carinho.

    A Catarina comprou o espaço, mas n/isso eu estou conseguindo.

    Vou continuar tentando...

    Ah! que delícia de bolo, eu volto p/pegar a receita kkkk

    Bjssssssssss querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, espero que consiga solucionar esse seu problema, mas que chatice das grandes ! :(

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  32. Oi Querida.
    Que delicia este bolo de ameixas....
    Pecado que nao se encontram mais as ameixas neste periodo...
    mas vou anotar a receita para o proximo ano.
    Un abraço.
    Thais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando houver faça, amiga, não se arrependerá ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  33. Bolo dos Deuses esse, vou levando a receita. abraços

    ResponderEliminar
  34. Tambem estou como tu...Cada vez mais gosto de fruta nos bolos. Por acaso este ano ainda nao usei ameixas em nenhum, mas fiquei com a receita debaixo de ollho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a primeira vez que as utilizei nos bolos, mas gostei imenso da experiência !

      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  35. Também tem óptimo aspecto ;)
    Qualquer dia experimento.
    Obrigada pela visita e comentário no Papas e Doces.

    Bom resto de semana

    ResponderEliminar
  36. DELÍCIA... Huuuuummmm!!!!
    Receita anotadíssima.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  37. Gosto de todos os ingredientes.
    Ficou perfeito. Adorei!
    Essas fotos sempre lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Minha querida,
    nestes dias acho que o forno anda a fazer sociedade com todas nós! E mais para pães e bolos e bolachas :p
    Esse bolo está fabuloso :) Adorei, adorei, adorei!
    E está tão bonito!!!
    Sobrou alguma fatia para me mandares por correio? :)
    Deve ficar com uma textura deliciosa com a ameixa! Gostei mesmo muito!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana ! :)

      É verdade, é mesmo o que me tem apetecido fazer com ele ! :)
      Ups... amiga, já vieste tarde, na próxima vez guardo-te uma bem grande ! ;-)

      Beijinhos muito grande :)

      Eliminar
  39. O teu bolo ficou com tão bom aspecto que dá vontade de ir para a cozinha fazer já um igual... Bem colorido...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  40. Isabel minha amada, quanta coisa boa tem passado por aqui.Estou voltando aos poucos e adorando tudo.Obrigada querida por sua amizade.Tenho muito amor por você.
    Esse bolo ficou apetitoso, adoraria uma fatia.Beijos amada, tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Léia, não sabe como eu adoro "vê-la" de novo alegre e bem disposta, agora que a sua vida regressará ao normal decerto !

      Amiga querida, também gosto muito e muito de Si e desejo franca recuperação ao seu marido ! Fico por aqui a torcer por vocês ! :)

      Um grande beijo e um grande abraço ! :)

      Eliminar
  41. Oi Isabel, esse bolo está divino e a cor da ameixa deixa ele tão lindo !!
    Uma fatia desse delicioso bolo agora com cafezinho quentinho, seria tudo de bom !!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana
    Marisa

    ResponderEliminar
  42. Oi amiga querida, depois de conseguir uma solução p/ postar as fotos, passo aqui c/ mais calma p/ pegar a receitinha desse bolo maravilhoso, hummmmmmm....

    Isabel, como é bom, poder contar com pessoinhas tão especiais e amigas assim como vc.

    Bjssssssssquerida e obrigada pelo apoio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora Amiga, estamos cá para que for preciso e possível ! :)

      Beijinhos e obrigada eu, pelo seu carinho !

      Eliminar
  43. Olá Isabel,
    passa pelo meu blog que tenho lá uma prendinha para ti!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Mariana, obrigada por te lembrares ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  44. Hmmm, também adoro ameixa, e os bolos com ela sempre ficam com sabor e textura especial..! O seu bolo ficou tão lindo, com textura húmida, assim como eu gosto!!!
    Adorei a receita e as fotos também, querida! ;)
    Beijinho grande* :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Kate ! :-)

      Beijinhos grandes ;-)

      Eliminar
  45. Amiga Isabel, este bolo é lindo!!!Deve estar fenomenal adoro!
    Se puderes manda-me uma fatia por mail lololol :D
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aninha,

      Se pudesse... mas agora também só fizer outro quando as nossas amigas ameixas voltarem ! :))

      Beijinhos e obrigada querida

      Eliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.